Moedas Virtuais - Bitcoin


Nos últimos anos tem ganhado especial relevo as moedas virtuais, cujo representante mais conhecido pelo grande público é a Bitcoin.

Moeda Virtual foi definida em 2012 pelo Banco Central Europeu como "uma forma não regulamentada de dinheiro virtual, comumente distribuída e controlada por seus desenvolvedores, que é usada e aceita apenas entre os membros de uma comunidade virtual específica." Em 2013 o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos da América definiu moedas digitais como moedas tradicionais sem os trâmites legais.

Da perspectiva do usuário, as moedas virtuais funcionam como dinheiro para a Internet, pois lhes permitem realizar transações comerciais e transferências, com extrema agilidade, simplicidade e quase inexistente burocracia e sem a necessidade de custosas conversões de moedas.

As moedas virtuais tiveram grande desenvolvimento na última década, sobretudo a partir de 2009, com o lançamento da Bitcoin, que muitas vezes é confundida com o próprio conceito de moeda virtual. Bitcoin é apenas uma das dezenas de moedas virtuais existentes atualmente.

Bitcoin é uma rede de pagamento descentralizada (peer-per-peer ou ponto-a-ponto) onde os usuários é que gerenciam o sistema, sem necessidade de intermediador ou autoridade central. Da perspectiva do usuário, Bitcoin funciona como dinheiro para a Internet.

Para entender mais sobre como funciona a Bitcoin e tirar dúvidas sobre segurança, vale a leitura da seguinte página: aqui.

Sob o aspecto do investidor, as moedas virtuais se assemelham ao investimento em moedas reais, com agravantes e benefícios próprios da novidade: maior volatilidade, risco maior do investimento, menor liquidez (apesar do crescimento exponencial do mercado), maiores taxas de rentabilidade passadas.

Cotação:

Um site bacana para acompanhamento da cotação em dólar da Bitcoin é o Investing.com.

Nele você poderá notar que em termos de rentabilidade, o investimento em Bitcoin vem apresentando taxas absurdamente atrativas, valorizando mais de 350% no intervalo de 1 (um) ano.

Por óbvio aqui vale a máxima dos investimentos: analise e assuma os riscos por si próprio, sendo certo que a rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura!

Sigam nossos próximos artigos sobre Biticoin, onde analisaremos formas de adquirir a moeda virtual.

Até a próxima!

PS: Se você ficou animado com as Moedas Virtuais e está ansioso por entrar neste universo, acesse o post especial que fizemos sobre as Faucets (Torneiras de Bitcoins), jeito simples de ganhar algumas Bitcoins. Quem sabe alguns Satoshis (menor unidade da Bitcoin) que você acumular hoje não possam virar bons reais (dólares) no futuro???

ACESSE O LINK ⇒ FAUCETS


Comentários